Curso Aumento da Produtividade e Redução de Custos

18/02/2022

 

Curso Aumento da Produtividade e Redução de Custos

Curso Aumento da Produtividade e Redução de Custos

ACISFE promove em março o Curso Aumento da Produtividade e Redução de Custos – Identificando os desperdícios ocultos do processo produtivo - com Diego Link Persch

ATENÇÃO NOVAS DATAS>>>> Acontecerá nos dias 30 de março e 06,13, 20 e 27 de abril (quartas-feiras), das 19h às 22h de forma presencial na Acisfe. Carga horária é de 15 horas.

O investimento é de R$350,00 para associados e R$450,00 para não associados.

O Objetivo é apresentar ferramentas de gestão para redução dos desperdícios ocultos no processo produtivo, mediante o desenvolvimento da capacidade de análise sistemática dos processos, indicadores de desempenho dos equipamentos e células de trabalho, promovendo o aumento da produtividade e redução de custos.

MÉTODO DE ENSINO: Conceitos, exemplos práticos, vídeos, atividades de simulação, instigação da criatividade, provocação de debates construtivos.

A QUEM SE DESTINA: Pessoas que atuam nas áreas de liderança de produção, PCP, Engenharia de Produção ou possuem interesse em Gestão de Produção

ASSUNTOS ABORDADOS NO CURSO
1 – Introdução: Contexto atual das indústrias brasileiras em comparação ao nível global, ilustrando importância do desempenho fabril para a competitividade frente as atuais dificuldades mercadológicas.
2 – Mapeamento de processos: Entendimento do como iniciar a identificação dos pontos de melhorias a partir do entendimento aprofundado dos processos realizados no dia a dia da organização.
2.1 – Mecanismo Função Produção (MFP): Diferenciar Processo e Operação; O que é agregação de valor? Como agregar valor em serviços?; O que é tempo de atravessamento?
2.2 – Elementos do processo: Identificar os elementos do processo para nortear os trabalhos de melhorias em: Processamento; Inspeção; Transporte; Esperas de processo; Esperas de lote.
2.2.1 – Melhorias no processamento: Mapeamento básico dos processos e as ferramentas para aplicar as melhorias no elemento Processamento.
2.2.1.1 – Troca Rápida de ferramentas (TRF): Entendimento aprofundado da SMED; O que é TRF?; Importância da TRF para se tornar uma indústria flexível e competitiva; Como realizar a aplicação da TRF?
2.2.2 – Melhoria de inspeção: O que é inspeção no processo? Como aumentar a produtividade com utilização desse elemento do processo?
2.2.2.1 – Modelos de inspeção: Informativa; Sucessiva, Poka Yoke.
2.2.3 – Melhoria de transporte: O que é transporte no processo? Como realizar o mapeamento do fluxo? Como propor melhorias para este elemento do processo?
2.2.3.1 – Layouts e fluxo de materiais: A importância da definição de layout para redução no transporte; Tipos de layouts; Fluxo unitário de peças.
2.2.4 – Melhoria de estocagem (esperas): O que são as esperas dentro do processo produtivo? Qual o impacto das esperas no valor de estoque e lead time de produção? Como realizar melhorias neste elemento do processo?
2.2.4.1 - Eliminação da estocagem (e): Lotes em processamento; Balanceamento e sincronização.
2.2.4.2 - Eliminação da estocagem (c): Estoques Buffer entre processos;
2.2.4.3 - Produção com estoque zero: Tipos de estoque (Natural e Produção antecipada); Estágios para eliminação dos estoques.
3 - Ferramenta Kanban: O que é e como funciona o Kaban? Qual a importância do Kanban na redução de estoques e velocidade de comunicação? Como definir o tamanho do lote de processamento (Cartão Kanban)?
4 – Balanceamento de produção a eficiência da mão de obra: O que é balanceamento de produção? O que é multifuncionalidade e como calcular? Como calcular a eficiência da mão de obra? Como calcular a necessidade de mão de obra?
5 - Os 7 princípios para reduzir o ciclo de produção: Nessa etapa será trabalhada a sinergia dos tópicos anteriores para a aplicação prática de um sistema produtivo Lean: 1) Reduzir as esperas do processo; 2) Reduzir as esperas dos lotes; 3) Redução do tempo de produção; 4) Empregar layout e formatação de linha; 5) Sincronizar operações e observar desvios; 6) Determinação do tempo de produção unitário; 7) Garantir o fluxo de produto entre os processos.
6 - Índice de rendimento operacional global: Aprenda quais indicadores utilizar para acompanhar a eficiência dos equipamentos e identificar os principais pontos de ação para maximizar a produtividade e reduzir os custos ocultos no processo. O que é IROG (OEE)? Composição do IROG: 1) Disponibilidade 2) Desempenho 3) Qualidade; O que significa cada índice? O que impacta cada índice? Quais ações tomar para melhorar cada índice? Quais os benefícios gerenciais na utilização do IROG? 

Instrutor: DIEGO LINK PERSCH 

CURRÍCULO: 
➢ Tecnólogo em processos gerenciais ( IFRS – Campus Feliz / 2017 )
➢ MBA em gestão da produção e logística ( Unisinos / 2019 )
➢ MBE em gestão empresarial e empreendedorismo ( IFRS – Feliz, cursando)

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
São 10 anos de atuação dentro do Grupo K1, agregando conhecimento prático mediante experiência em diferentes áreas:
➢ Engenharia de processos: Projetos de alterações em linhas de produção e aquisição de máquinas; Reorganização de processos em PCP, Almoxarifado, Compras e Produção; Implementação de indicadores; Automação de atividades; Implementação e acompanhamento dos grupos de melhorias.
➢ PCP – Programação e Controle de Produção: Sequenciamento da demanda e programação de produção em diferentes segmentos (móveis, injetados, metalúrgica, sofás, colchões) com distintas estratégias de estoque.
➢ Logística: Organização de embarque e entregas com distintos modais de transporte (terrestre, marítimo), conciliando lead time de produção com disponibilidade de veículos e prazo de entrega no cliente.
➢ Produção e Qualidade: Foi o início da trajetória profissional, passando por diferentes etapas do processo produtivo, contribuindo para o entendimento do dia a dia no chão de fábrica. 

Observações:
Há um número mínimo de inscritos para o curso acontecer e um número máximo e limitado por turma.
Inscreva-se até 28/03/2022 para nossa melhor organização!
Com certificado se 75% de presença.
Desistências em até dois dias úteis, anteriores ao início do evento, não serão reembolsadas, visto que fechamos contrato com os instrutores com antecedência.

Para mais informações, entre em contato por e-mail: contato@acisfe.com.br ou whats 51 99989-8086 ou ainda 3637-2603     
Mais notícias Voltar ao topo

Associe-se

Preenche nosso formulário, associe-se e desfrute de todos os nossos benefícios

Consulta SCPC

Currículos

Envie o seu currículo e aguarde uma oportunidade. Possuímos muitas empresas associadas, é a sua chance.

(51) 3637.2123 ou (51) 3637.2603

ACISFE - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Feliz

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: