Você sabe como surgiu o nome da cidade de FELIZ?

29/07/2015

 

Você sabe como surgiu o nome da cidade de FELIZ?

Você sabe como surgiu o nome da cidade de FELIZ?

MUNICÍPIO DE FELIZ - HISTÓRICO DA DENOMINAÇÃO
 
História de Feliz – VERSÃO I
 
Sobre a origem de Feliz, seu nome, bem como os primeiros passos para o desenvolvimento, o Pe. Ambrósio Schupp, S. J.  em sua obra sobre a missão jesuítica no Rio Grande do Sul, publicada em “ Sonntages-timmen”, suplemento do “Deutches Volksblatt” sob o título “ Missionsbilder aus Rio Grande do Sul”, assim dez à 4:
“Os primeiros que lá se fixaram em parte, colonos de São José do Hortêncio, em parte, imigrantes novos da província Renana, do Platinado e de Hessen-Darmstadt, os quais nesse ano (de 1846) vieram a Porto Alegre no forte contingente de 1515 pessoas que em parte receberam suas terras na Feliz”.
O nome Feliz é atribuído a um acontecimento histórico. No ano de 1849-1850, chefiava o engenheiro alemão Afonso Mabilde, uma expedição cuja tarefa era abrir pela mata virgem um caminho apropriado para a ligação e o transporte entre campos de Vacaria e São Leopoldo. Sob indivisíveis esforços e privações primeiramente apertados, depois com efeitos de palavras amáveis, socorridas por um cacique índio, de nome Dobre, haviam eles chegado, finalmente, em estrema necessidade. Os gêneros alimentícios tinham se esgotado e parecia que estavam perdidos. De repente, abriu-se-lhes a vista para o ar livre. Encontravam-se diante de uma picada nova e salvos. Em lembranças desse fato, a nova picada recebeu o nome de “Feliz”, a “FELIZ”.”
FONTE: Coleta de dados realizada pelos professores participantes do Currículo de Recursos Humanos em Currículo por Atividade – 3ª série do Ensino de 1º Grau, promovido pelo SEC – 2ª DE-SMEC de Feliz – 1981, sob coordenação de Dulce Maria Simon Ruschel, Izidoro Roque Gauer e Maria da Glória B. Gauer.

Histórico de Feliz – VERSÃO II
Quando os primeiros colonizadores chegaram ao local onde, atualmente se localiza a cidade de São Leopoldo, toda a região do Vale do Rio Caí, era habitada pelos “bugres”, uma espécie de silvícolas de baixa estatura, que, até então, eram donos das terras. Nutriam-se de caça, pesca e coleta de frutas, visto que a região possuía uma flora e uma fauna riquíssima.
Aos poucos, os colonizadores, ansiosos pela conquista das novas terras, aproximaram-se sempre mais, estabelecendo um núcleo de colonização em São José do Hortêncio. Numa nova conquista, tomaram as terras onde hoje se encontra São Roque, mas, ao tentarem atravessar o Rio Caí, sofreram um violento ataque dos bugres, sendo rechaçados a flechas. Temendo por suas vidas, os desbravadores das novas terras lançaram mão do último recurso que possuíam: fugir. Como, na época, o leito do Rio Caí era muito superior ao atual, devido à intensas matas que pendiam às suas margens, lançaram-se sobre troncos de árvores, boiando rio abaixo. Na altura, onde se encontra a Ponte de Ferro, atracaram na margem do rio, já tendo se livrado dos bugres. Ao saltarem em terra, um dos colonizadores, pronunciou a seguinte frase: “AQUI ESTAMOS FELIZES”! Fundaram um novo núcleo denominado de “Picada Feliz”, que deu origem ao nome “FELIZ”.
FONTE: Arquivos da Prefeitura Municipal de Feliz.

Histórico de Feliz – VERSÃO III
Após a Guerra dos Farrapos, o Governo Imperial recomeçou a imigração alemã. Um dos primeiros imigrantes, o Dr. Hillebrand, foi nomeado como diretor da colônia de São Leopoldo. Este, para aumentar a colônia de São Leopoldo, mandou que se medissem as terras situadas entre Arroio Forromeco e Rio Caí, isto no ano de 1846. Esta nova colônia foi chamada mais tarde, de Feliz. Segundo um artigo calendário, este nome proveio da seguinte história:
Em 1850, Afonso Mabilde teria ido com um grupo de homens aos Campos de Vacaria, passando pelo Campo dos Bugres (Caxias do Sul). Esse grupo teria deixado, às margens do Rio das Antas, uma canoa com a qual atravessou o rio e, seguindo, após, para os Campos de Vacaria à procura de gado. Sobreveio uma enchente que levou a canoa e, na volta, como não havia mais travessia, Mabilde e os seus seguidores as margens do rio até encontrarem uma cachoeira onde pudessem atravessar. Perderam assim, o caminho aberto na mata por ocasião da subida aos Campos de Vacaria. Ficaram errantes no matagal por muitos dias, passando grandes privações até que, finalmente, encontraram algumas casas de colonos. O chefe da comitiva teria então exclamado: - “Ó Feliz” - e, assim, anos depois, toda a picada recebeu este nome.

FONTE: Professor Pedro Alfredo Christ.
 

Texto fornecido por: Maria Romana Winter Selbach.

Imagens Antigas da CIDADE DE FELIZ

 


 

Mais notícias Voltar ao topo

Associe-se

Preenche nosso formulário, associe-se e desfrute de todos os nossos benefícios

Consulta SCPC

Currículos

Envie o seu currículo e aguarde uma oportunidade. Possuímos muitas empresas associadas, é a sua chance.

(51) 3637.2123 ou (51) 3637.2603

ACISFE - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Feliz

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: