Palestra A percepção dos gaúchos sobre a crise aconteceu dia 14 de abril

15/04/2016

Palestra A percepção dos gaúchos sobre a crise aconteceu dia 14 de abril

A Palestra "A Percepção dos Gaúchos sobre a Crise", aconteceu dia 14 de abril no Centro Cultural de Feliz, organizada dentro do Programa Capacitar 2016. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes.

A palestrante convidada pela ACISFE, Elis Radmann, é socióloga e Mestre em Ciência Política pela UFRGS e também diretora do IPO, Instituto de Pesquisa de Opinião de Porto Alegre.

Elis falou com muita propriedade das dificuldades atuais vivenciadas pelos gaúchos com as crises: política, econômica, social e de (in)segurança. Disse que as pesquisas de opinião realizadas em todo o estado, indicam que o desejo da população hoje é por segurança social (cidades maiores) e estabilidade das crises, em especial a econômica. Há uma diminuição na qualidade de vida das pessoas e um conceito comum de que "como está não pode ficar".

Na segunda parte da palestra falou do novo comportamento de consumo. Citou as influências da conjuntura, onde as mudanças estão associadas ao uso das tecnologias e mídias sociais, e comportamentos em geral mais individualistas. A preocupação é com a crise econômica, que gera a diminuição do poder de compra, o alto grau de endividamento, o receio de desemprego, na crise política em si e a diminuição da confiança nas instituições. Disse que as pessoas hoje estão mais seletivas nos gastos, tentando reduzir itens antes consumidos normalmente.

Fez um compartivo das pessoas com mais de 40 anos, que vivenciaram épocas de inflação alta e sabem que a solução é "trabalho" + "economia", diferente das pessoas com menos de 40 anos, que cresceram num cenário de estabilidade. Para esses a crise possui uma dimensão maior.

As empresas com a crise devem se adequar ao novo consumidor, hoje bem mais exigente. O atendimento se torna vital nesses momentos em que se formam novos hábitos de consumo. Nessas condições, o vendedor precisa dar mais de si, saber ajudar o seu cliente, com uma função que muda de simples vendedor, para vendedor consultor.

As empresas também devem se adequar à essa nova demanda, tentar reduzir gastos, readaptando ou renegociando contratos de aluguel, diminuindo o consumo de energia, adequando os seus recursos humanos para essa nova realidade, mostrando ao cliente novas formas de uso de seus produtos/serviços, agregando valor e inovando. Finalizou a palestra com a frase, em tempos de CRISE tire o "S"= CRIE.

O Programa Capacitar 2016 é uma parceria ACISFE/Prefeitura Municipal.

Palestra A percepção dos gaúchos sobre a crise

Fotos ACISFE.