Desencoste os seus dentes

13/07/2020

 

Desencoste os seus dentes

     O momento que estamos vivendo gera estresse, ansiedade e preocupação, sendo comum manifestarmos esses sentimentos de diversas formas, até mesmo nos dentes. Este breve texto busca abordar a relação do bruxismo em vigília e sua relação com as mais variadas manifestações em nosso dia a dia, assim como o bem estar.

        O que é bruxismo em vigília?
     O bruxismo em vigília é caracterizado pelo toque, arraste, apertamento, ranger dos dentes e/ou até mesmo apenas a tensão dos músculos da face durante o dia, normalmente sem a percepção do indivíduo. É comum que ocorra durante as atividades laborais, principalmente as que exigem muita concentração, mas também nos momentos de tensão, estresse, leitura, estudos, além do uso do celular, computador ou da TV.  

       Quais suas manifestações?
      Em muitos casos, os indivíduos não conseguem reconhecer a condição, porém o relato de dor das pessoas que fazem bruxismo em vigília normalmente coincide com dores na face (por passar mais tempo com músculos tensionados) e também há relação com relato frequente de dores de cabeça e dores na região cervical. Em alguns casos, através de um exame clínico é possível observar a marca deste apertamento na bochecha, na língua, bem como, em algumas situações, identificar regiões de desgaste nos dentes, presença de retrações e recessões nas gengivas próximas às raízes, gerando sensibilidade, dentre outras questões.

       Como tratar?
       O bruxismo em vigília precisa da sua conscientização! O que tem funcionado é o uso de aplicativos como o “Desencoste seus dentes”, o qual envia avisos para lembrar sobre a condição. Muitas vezes, tal fato é apenas a somatização de problemas maiores, onde frequentemente é necessária uma abordagem multidisciplinar nas áreas de fisioterapia, medicina, odontologia e psicologia.

      Lembre-se:


Para qualquer dúvida ou sinais e sintomas, consulte um profissional da área.


Tamara Horn
CRO-RS 23499
Especialista em prótese dentária
Instagram: @dentistatamarahorn

  

Mais artigos Voltar ao topo

Associe-se

Preenche nosso formulário, associe-se e desfrute de todos os nossos benefícios

Contatos associados

Consulta SCPC

Currículos

Envie o seu currículo e aguarde uma oportunidade. Possuímos muitas empresas associadas, é a sua chance.

(51) 3637.2123 ou (51) 3637.2603

ACISFE - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Feliz

© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: