Criatividade e Inovação foi tema de palestra do Programa Capacitar

05/04/2016

Criatividade e Inovação foi tema de palestra do Programa Capacitar

No dia 31 de março aconteceu a Palestra Criatividade e Inovação - O Diferencial para a Competitividade no Centro Cultutal de Feliz, pelo Programa Capacitar, que é uma parceria da ACISFE e Secretaria Municipal da Fazenda. Aproximadamente 70 pessoas participaram do evento.

O Palestrante do evento foi Ivan Carlos Paludo, Engenheiro mecânico e metalúrgico graduado pela UFRGS, com especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela mesma Universidade e Gestão Empresarial e Marketing pelo Ministério do Trabalho Italiano e Associação Cultural Italiana, Mestre em Gestão Estratégica também pela UFRGS, Doutorando em Gestão Estratégica pela UNISINOS.

Teve como objetivos:

Apresentar a importância e os impactos da implementação de uma cultura da inovação para a melhoria da competitividade da MPE.

Conteúdo Programático foi:

1. Inovação e competitividade:

O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organização tenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez das mudanças e da implementação de novos serviços e produtos.

2. Inovação na MPE:

a. Empresa Criativa, Inovadora e Humana;
b. Comportamento de uma empresa “acomodada” /pouco inovadora;
c. Exemplos de inovação de empresas inovadoras;
d. Ameaças enfrentadas pelas MPE;
e. Práticas favoráveis à inovação.

3. Impacto da inovação:

a. Organização e método: o poder do planejamento criativo
b. Principais benefícios da inovação;
c. Exemplo de resultados da inovação numa pequena empresa.
d. Criatividade: um poder do capital humano