Coletiva de Imprensa da Sicredi Pioneira reuniu entidades de classe da região

21/03/2017

Coletiva de Imprensa da Sicredi Pioneira reuniu entidades de classe da região

Gabriela Feltes Seibert, vice-presidente financeira da ACISFE, participou da coletiva de imprensa do Sicredi, na manhã do dia 14 de março.

O evento, denominado "Juntos Construímos um mundo melhor. Quer saber Como?" aconteceu no auditório Édio Spier em Nova Petrópolis.

Inicialmente o presidente do conselho de administração Márcio Port falou um pouco da historia do Sicredi, como começou, o seu idealizador e sobre a dificuldade daqueles tempos.

A apresentou os nomes que formam o Conselho de Administração, Conselho Fiscal e a Diretoria, assim como explicou a função de cada órgão dentro da entidade.

Enalteceu os 115 anos da cooperativa de credito, e por todas as crises econômicas em que o pais já passou neste período. Mostrou que no RS há somente 34 empresas com mais de 100 de existência e que as mesmas foram agraciadas com um prêmio e o Sicredi é uma delas.

Foi apresentado um vídeo mostrando a mudança da logomarca da entidade e também a evolução dos mesmos no decorrer dos anos.

O vídeo apresenta depoimentos das pessoas que mais tempo de conta tem, depoimentos onde foi relatado a dificuldade daqueles tempos.

Na sequência o diretor Solon Stapassola Stahl falou sobre a importância do Sicredi para o desenvolvimento da região. Com a incorporação do Unicred 20 estados brasileiros são atendidos pelo sistema Sicredi. Sendo que a Pioneira tem 39 agências em 21 município atendidos, contando com 500 funcionários.

Frisou que um dos maiores custos da entidade é com a segurança/vigilância e carro forte.

Explicou como funciona o Fundo Social, onde em 2016 foram atendidos 175 projetos totalizando um repasse de 500 mil.

Este projeto fomenta o desenvolvimento educacional de várias entidades que atendem principalmente crianças e adolescentes, promovendo assim o aprendizado, cultura e lazer.

Foi apresentado um case de uma escola Municipal de Estância Velha onde esta sendo desenvolvido um projeto de educação financeira para educar e mostrar aos jovens a importância de poupar e saber o valor das coisas, acima de tudo incentivar as mesmas a sonhar com um futuro melhor.

Na sequência foram apresentados pelo Solon os indicadores econômicos mostrando o endividamento da população brasileira, e comparando com os índices da nossa região podemos notar que aqui o endividamento é bastante reduzido comparando com a média nacional. Mostrou que nos municipios de nossa região os índices de participação da cooperativa são comparados com as médias européias, tendo até 71% da população ativa como associados.

Falou sobre a injeção na economia do resgate das contas inativas do FGTS como forma do governo ativar a economia nacional.

Pelos gráficos apresentados pode-se notar que está havendo uma leve melhorar nos indicadores com a retomada da economia, porém estamos num periodo muito instável com escândalos na política e descredito do governo, sendo o momento de muita instabilidade.

Mas a economia como um todo tende a voltar a retomar as forças aos poucos, podemos notar um crescimento de 20% no setor agrícola que vem elevando aos poucos os indices economicos.