ACISFE realizou reunião de integração da nova diretoria gestão 2021/2022 e após, reunião com as novas lideranças municipais

19/01/2021

Na noite de quinta-feira (14 de janeiro), lideranças da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Feliz (ACISFE) estiveram reunidos no restaurante Quartzo.

A primeira parte da reunião foi de integração das diretorias anteriores e a nova diretoria da ACISFE eleita em 30/11/2020 para a Gestão 2021/2022.

No segundo bloco da reunião participaram o prefeito Júnior Freiberger, vice-prefeito Jairo Nienow, Secretário da Fazenda, Igor Germano Seibert e Secretário do Desenvolvimento, Anderson Winter.

Gabriela Feltes Seibert, presidente da ACISFE agradeceu a presença dos integrantes da diretoria anterior e atual, deu as boas-vindas de forma oficial aos novos integrantes, agradecendo por terem aceito fazer parte da nova diretoria de forma voluntária, que terá a tarefa de gerir a entidade pelos próximos dois anos.

Falou da ideia de iniciar um planejamento para o ano 2021 e relembrou do ano que passou e das dificuldades enfrentadas. Falou ainda, da mobilização dos associados e da entidade atuando junto à Federasul, lutando pelo direito de trabalhar e do engajamento contra o aumento de impostos do estado.
Depois, solicitou aos ex-presidentes da Acisfe, Edson Ramos e Luis Antonio Schmitz, que expusessem suas opiniões e dicas aos novos integrantes da gestão 2021/2022.Os mesmos falaram um pouco sobre o que já se conseguiu ao longo dos anos, do papel da entidade, do papel do associado, onde o principal objetivo é a busca, junto com os demais associados e entidade, de exercer o associativismo. Tiago Bogno, da Auralife, que assume a gestão como Vice-presidente indústria, se manifestou, dizendo que a entidade é um elo entre setor público e privado. Citou algumas ações da CIC de Caxias do Sul, onde a entidade pode se inspirar em ações para o seu planejamento.

No segundo bloco do encontro, com a chegada das lideranças municipais, a presidente Gabriela agradeceu a participação do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários do desenvolvimento e da fazenda e externou a disposição da entidade, em colaborar com a municipalidade, nas questões que envolvem as políticas de desenvolvimento do município.

O prefeito Júnior Freiberger, em sua fala reiterou que sempre é bom dialogar com a Acisfe, pois a considera uma indutora do desenvolvimento. A conversa com o grupo de lideranças municipais fluiu para coisas mais práticas, como o estacionamento na cidade, atração de novas empresas, criação de políticas de valorização das empresas locais, melhorias realizadas na praça para maior segurança da população, informações ao setor da construção civil, acesso a dados e como fomentar as informações, o vídeo monitoramento para maior segurança, calçadas, eventos e campanhas de fomento a economia, entre outros. Quanto ao IPTU para o ano de 2021, a nova administração precisa de mais tempo para estruturar mudanças, mas neste primeiro momento irão manter o congelamento de valores.

Após o jantar, os presentes continuaram conversando, entrando na questão das licitações, onde pretendem estruturar capacitações para as empresas participem de novas licitações. Gabriela questionou o papel da Sala do Empreendedor e foi colocado que atualmente a Sala atende aos Micro Empreendedores Individuais (MEIs), mas que vão estruturar diretrizes para apoio maior ao empresário local. Outra questão discutida, é a demanda por recursos humanos nas empresas, uma vez que estão ocorrendo dificuldades na contratação de mão-de-obra qualificada.

O Secretário do desenvolvimento Anderson solicitou informações do banco de currículos da ACISFE. Mariane explicou que o acesso do associado é realizado pelo site da entidade. O banco de currículos recebe virtualmente os cadastros e os empresários podem acessar os mesmos, porém devendo contatar e realizar o recrutamento. Entende-se que há demanda para preechimento de vagas, porém não há mão-de-obra suficiente e qualificada. Falou-se do SINE, cujo cadastro de currículos é pouco aproveitado atualmente pelas empresas, por ser um pouco mais burocrático.

As lideranças municipais confirmaram sua disponibilidade em sempre dialogar com a entidade.
Gabriela encerrou a reunião, agradecendo as presenças e dizendo que se tem muitos desafios em 2021, tanto em virtude da pandemia , quanto na recuperação da economia como um todo. Gabriela enalteceu ainda, que as ações da entidade sempre visam apoiar as suas empresas associadas.
Mas para isso há a necessidade de trabalhar em conjunto com a municipalidade, para que aja inovação, crescimento e fortalecimento da economia.

Reunião 14/01/2021

Reunião de diretoria da ACISFE com lideranças municipais